Cozinhar com miúdos

13.10.12



Cozinhas com os teus filhos? Como? 
E o que é que lhes ensinas?

Quais são as vossas receitas favoritas?

6 comentários:

  1. Ahahah adorei a foto! Mas existe uma diferença entre cozinhas COM os miúdos e cozinhar OS miúdos!

    ResponderEliminar
  2. O meu mais velho adora ajudar-me na cozinha, deixo-o bater bolos com a batedeira e lamber a massa no fim e também me ajuda a fazer pizza. O problema é que quer sempre comer os cogumelos e o fiambre que estamos a pôr! Também me ajuda a pôr a mesa! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá.

    Nunca comentei aqui no cantinho mas há sempre primeira vez para tudo. Antes quero agradecer por tudo aquilo que aqui partilhas porque me tem ajudado imenso, não só como mãe mas como pessoa.

    Neste momento estou em casa com o meu tesourinho, que tem 26 meses e tento fazer várias actividades com ele. Uma delas é, sem dúvida, cozinhar. Embora seja ainda pequenino há muitas coisas que consigo fazer com ele, principalmente se envolver amassar.

    Além de lhe desenvolver o gosto pela cozinha (algo que acho importantíssimo) trabalho também o seu imaginário. Por exemplo, enquanto descasco os legumes para a sopa, ele finge que também faz a sua, utilizando as cascas, uma tigela e uma colher de pau.

    Se faço pão, ele ajuda a amassar e faz uma bolinha que será o seu pão. Também fazemos bolachas ou biscoitos e ajuda-me sempre a bater os bolos. Com o tempo fui percebendo que ele ficava curioso para saber o que eu andava a cozinhar e queria "ajudar". Espero que, com o tempo, vá desenvolvendo cada vez mais o gosto pela cozinha porque, para mim, saber cozinhar é uma questão de independência...

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Acabei de descobrir este blog, graças à entrevista à Constança Cabral (de quem sou fã e a quem sigo religiosamente) e estou a adorar. Acho que vou passar por cá muitas vezes.
    Eu sou mãe de 2 meninas, uma de 5 anos e outra de 30 meses.
    Eu e o Pai adoramos cozinhar e elas participam muito na hora de preparar as refeiçoes.
    Enquanto fazemos o jantar, elas também fazem o delas, pois têm uma cozinha de brincar na nossa cozinha para poderem ir preparando a sopinha da minhas "netas" (e são tantas bocas a alimentar :))

    A mais velha já ajuda em tarefas de maior responsabilidade como lavar os os legumes para a salada, escorrer a alface, partir a alface... Também ajuda muito a enfeitar os pratos, pois adora empratar... uma chef...
    Além disso ambas ajudam na hora de fazer bolos, bolachas, pizza, pão, tudo o que envolva massas...
    Adoram ajudar a decorar os bolos com pasta de açúcar!! fazemos juntas grandes obras de arte do cake design :)
    São sempre momentos maravilhosos aqueles que passamos juntos na cozinha!!! Acho importante não só estimular a vontade delas aprenderem a cozinhar, mas também porque as faz ter outra relação com os alimentos, desmistificando certos alimentos, percebendo como se faz e como podem ser "giros" e divertidos alimentos como os legumes que os miudos pensam que não gostam :)

    ResponderEliminar
  5. O meu filho (faz 3 anos em Janeiro) adora ajudar-me na cozinha e sempre que possível deixo, pois acho a partilha muito importante e acho que a cozinha funciona como a alma da casa. Ele adora lavar a fruta para prepararmos o "fruti fruti", adora amassar a massa da pizza e ajudar a colocar o recheio, aproveitando sempre para roubar pedaços de fiambre. Quando fazemos bolachas é ele sempre que ajuda com as forminhas! Tem o seu kit de rolo da massa e forminhas do Ikea. Um destes dias vou pedir que me ajude com os legumes da sopa, pois pode ser uma maneira de acabar com a aversão que ele tem à sopa.

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share