será que eles sabem...?

13.9.12
08/05/11

"Uma criança deve ser capaz de viver em sociedade" e toda a gente me vai dizer que isso é natural. Outros podem até dizer que eu estou a exagerar acerca de uma coisa tão clara. Mas depois, na prática quotidiana, naquilo que vejo no meu consultório  pergunto-me se é algo tão claro.
Quando vemos, por exemplo, num autocarro, uma criança de 5 anos ter um ataque de raivinha atrás de um outro ataque de raivinha, a dar pontapés no banco da frente (e eventualmente nas pernas da pessoa que ocupa esse lugar), a gritar e a estragar a viagem de toda a gente, sem que os seus progenitores, que o acompanham, intervenham para lhe explicar que o que ele está a fazer não se faz e impedi-lo, de facto, de o fazer, poderemos considerar que estes pais compreenderam que estão a educar uma criança para que ela viva no meio dos outros? Não acredito. Se eles tivessem (mesmo) compreendido, eles teriam intervido com firmeza e rapidamente. Como teriam feito o tivessem visto a brincar com uma faca. Porque teriam percebido que aquilo é perigoso.

2 comentários:

  1. Essa atitude deveria estar no topo da lista de uns pais....

    ResponderEliminar
  2. Gostei do seu blog, embora tenha lido alguns posts muito rapidamente e pouco aprofundadamente. Quero ler aos poucos. Sou psicóloga e não conhecia a Psicologia Positiva, mas percebi, buscando informações sobre isso no Google, que é algo em que acredito já há tempos. estamos usando muito de nossa energia, tempo e espaço para falar de problemas e coisas negativas quando poderíamos estar lidando com tudo de forma mais positiva e focando no que é positivo. Isso não significa, claro, ignorar os problemas, mas sim trabalhar o conceito de felicidade, de satisfação, de auto-realização e de limites positivos a fundo. "Disciplina é liberdade" é um verso de um poeta/canto brasileiro (Renato Russo) que marcou a minha geração. Ele cantava: "Meu amor, disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza, ter bondade é ter coragem" e eu nunca concordei tanto com isso como nos últimos 2 ou 3 anos. Abraços!

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share