Projecto Even Happier - apanhados!

5.6.12

Apanhar posts em atraso tem que se lhe diga. Vai daí, vou fazer uma promoção 'Leia um post, leve 3!' :) 

Agora a sério: a ideia é fazer o apanhado das peças do Tal Ben-Shahar, e que dão o mote a este projecto, até à semana certa. 

Vamos ser pessoas mais felizes? 'Siga a marinha!'

 

 

17 - Experiências extremas

'O carácter de um homem é perceptível na atitude moral ou mental, em favor de uma experiência única, onde ele sentiu-se o mais profundamente e o mais intensamente activo e vivo. Nestes momento, uma voz nele fala e diz "Isto sou mesmo eu!" William James

 

Existem experiências extremas tão cheias de significado positivo, tão intensamente belas que podem mesmo mudar a nossa vida. O Tal Ben-Shahar refere-se, por exemplo, ao momento em que temos um bebé, em que sentimos manifestações de amor, as grandes alegrias sexuais (!! yep, é ele que o diz e quem sou eu para o contrariar!!). E são estes momentos que nos darão mais inspiração e maior motivação para conseguirmos superar outros momentos mais difíceis.

Diz ele que a recordação de situações assim tem de ser mantida e exercitada. E recorre ao estudo elaborado por Chad Burton e Laura King [o que eu gosto de citar nomes!] para ilustrar esta peça. Ao que parece o estudo mostrou que essas pessoas, a quem foi pedido que relembrassem este tipo de situações, durante 3 dias seguidos, estavam em muita melhor saúde mental e física!

E agora pergunto eu: ter pensamentos positivos e celebrar as coisas boas dá azar? Hmmm... começo a ter sérias dúvidas! E isso são boas notícias!

 

 

18 - Relações amorosas: quando estamos num impasse

'O amor é tão sensacional como aquilo que a gente quiser[...] Vale mesmo a pena que lutemos por ele, que possamos ser corajosos, que arrisquemos tudo.' Erica Jong

 

O Sr. David Schnarch é o sexólogo de serviço para a peça da semana 18. Ele garante que todas as relações de longo termo são sujeitas a uma coisa a que ele chama de 'impasse'. E o impasse não é um conflito banal, daqueles que se resolvem facilmente. Não, não! O impasse é o verdadeiro 'sim ou sopas', naquela situação que parece insolúvel. E pode ter a ver com o baptizar ou não os filhos, pode ter a ver com a frequência sexual, pode ter a ver com mudar de casa... enfim, todas aquelas coisas que nos põe à prova se devemos, ou não continuar fiéis às nossas convicções ou se devemos assumir um meio termo para nos entendermos com o outro.

E naquele exacto momento em que todos os casais dizem 'passa pra cá a papelada do divórcio', a verdade é que deviam estar era a trabalhar bem na relação. Diz ele que as discussões e a não partilha da mesma opinião são perfeitamente normais. Uma relação a dois é mesmo isso: uma relação com duas pessoas distintas. E a resolução de todos estes tópicos deve ser feita através de uma maior e melhor aceitação do outro, de uma maior intimidade... ao fim e ao cabo, de um amor ainda maior!

 

 

 

 

19 - Actos de bondade

'Podemos acender mil velas com uma vela só, sem que essa vela fique mais gasta. Não diminuímos a felicidade quando a partilhamos.' Buddha

 

 

Já sabemos: Fazer o bem e ajudar os outros contribuí, e muito para a nossa felicidade! Não há paga maior e mais bonita! Falo-te frequentemente disto no 'Random Acts of Kindness'. Já aqui te falei da Make a Wish e do Verde Tília. E vou continuar a falar de muitos mais projectos que vale a pena apoiar.

Sermos mais generosos aumenta a nossa auto-estima. Dá-nos um sentido de honradez. E se é dinheiro que buscas também, é interessessante então que saibas que me passou pelos olhos um artigo que diz que há mesmo estudos que provam que as pessoas altruísta ganham mais dinheiro [mas não te posso explicar como porque não falavam das conclusões nem do como].

E quando é que foi a última vez que lavaste os pratos a alguém? E quando é que foi a última vez que deste sangue? E quando é que foi a última vez que foste bater à porta da velhinha que mora no piso acima do teu para saber se estava tudo ok?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share