Connecting the dots

7.4.12
Uma das ferramentas que eu quero desenvolver com a minha filha é a ligação entre as coisas. Trocando isto por miúdos, é alargar o campo de visão que ela tem sobre 'cenas' e ajudá-la a compreendê-las, a ir mais longe nessas mesmas 'cenas'.
Um exemplo? A minha filha adora lobos. Vai daí, conto-lhe todas as histórias que o envolvam. Mas vou mais longe: mostro-lhe onde é que os lobos moram, o que fazem e vemos filmes sobre a vida animal. Ao fazer isto, ela está a conhecer a vida animal, está a ficar cada vez mais interessada pelas florestas, pela forma como as podemos conservar e está, simultaneamente a aumentar o vocabulário dela. E está a ligar uma série de coisas. E daí até interessar-se por outros temas... é como as cerejas! Vêm aos pares!

Há pouco estava a ler um artigo sobre este assunto e fiquei feliz por saber que já o faço. Mas este artigo convida-nos a ir mais longe, a dar um pequeno impulso no cérebro dos mais pequenos. E como? Mostrando-lhes imagens do tipo que estão aqui em baixo. Desta forma estamos a ajudá-los a ver que as coisas podem ser 'lidas' de formas diferentes. 'Ora olha outra vez e procura outra coisa. Não vês mais nada? Pronto, depois voltamos cá num outro dia'. Deixa-os chegar lá por eles ou dá-lhes um pequeno empurrão. It's up to you!

O que é que eles ganham com isto?

Primeiro, percebem que as coisas não são 'black and white'.
Depois, estimula-os e treina-os. Partirão à procura de outra forma de ver as coisas. Já viste que 'empowerment' que estás a dar? Pensar 'outside of the box'!
Finalmente, torna o pensamento deles mais flexíveis.

Experimenta e depois partilha aqui!

É impressão minha ou isto é só espectacular?

Neve ou cavalos? E quantos cavalos?

Velha ou nova?

Duas pessoas de idade ou uma imagem maior?

Casas ou caras?

Água ou pessoas?



2 comentários:

  1. Gostei muito deste post... Gostava de saber qual foi o artigo e/ou como se chama mesmo este tipo de técnica. Muito giro :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Baby Me! Li isto ou num livro ou numa revista qualquer - sei que foi durante umas férias mas não me recordo qual. Consigo lá chegar... Se quiser, envio-lhe um email com essa info, assim que a encontrar - envie-me o seu endereço!

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share