dos livros que podes (e devias) ler

22.3.12


Em finais de 2010 li um dos livros que mais me ficou na memória! Não pelo carácter literário, mas pelo entusiasmo da escritora em contar um ano seu a fazer coisas que lhe traziam mais felicidade. O livro chama-se Projecto Felicidade e está à venda em todas as livrarias.
Este fim-de-semana, voltei a lembrar-me dela. E porquê? Andamos a fazer um downsizing, cá em casa. Basicamente, a triar e a doar o que já não nos serve e acumula espaço e tempo. Sim tempo! Tempo a arrumar, a limpar, a manter. E espaço mental, também. Mental, dizes tu? Sim, sim! Li no 'The Joy of less', recomendado pela Rita (obrigada!!), que as coisas também ocupam espaço mental e faz sentido. Quando o nosso cérebro nos dá a imagem do objecto, está a processar informação. E poderia estar a processar outra ou a descansar. Mas não! Está a processar aquela coisa.
Vai daí, libertei-me de tanta coisa, mas de tanta coisa, que nem queria acreditar. E lembrei-me de uma frase Gretechen que diz:


O cúmulo do luxo é ter uma gaveta do armário vazia. 

E não é que é mesmo! Eu tenho uma prateleira (não tenho gavetas, no meu armário). E estou desejosa por ter outra... É profundamente libertador e fonte de felicidade. Nós não somos, de facto, o que temos!
E agora que já me libertei do 'grosso', vamos lá partir para esmiuçar o 'fino'. Isto quando começa, é um bichinho a apoderar-se...

3 comentários:

  1. já não faço isso ha muito tempo e sim, preciso d evez em quando dessas limpezas que por incrivel que pareça tiram-nos kilos de cima do corpo!

    ResponderEliminar
  2. tb andei nas limpezas, ainda a preparar a casa para qd a Sofia começara andar. Deitei 1 saco de cosméticos e afins fora, que estavam no armário onde a pequena tem acesso, entre fora de validade e coisas que de certeza já não ia usar, senti-me tão bem!!

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share