13 A lei do 80/20_ Semana 13 - Projecto Even Happier 52

27.3.12


A melhor forma de prever o futuro ainda está em criá-lo.

Stephen Convey





Ele há cada uma... hoje dei de caras com um texto do Miguel Esteves Cardoso, que vais encontrar acima deste post. É genial e ilustra o meu sentimento em relação à ‘receita’ que o Tal Ben-Shahar nos deixa esta semana.

Mas vamos ao que interessa!

Diz-nos o Tal que esta lei, inventada pelo italiano Pareto (também conhecida pela lei de Pareto) que se eu tiver de fazer um relatório, irei fazê-lo numas duas ou três horas. E essas duas ou três horas equivalem a um relatório quase que perfeito. Só que a verdade é que ele ficaria mais que suficiente nos primeiros 30 minutos.
Se eu aplicasse isto à minha vida, ganharia imenso tempo em muita coisa e, sobretudo, tempo para o lazer. Com efeito, esta teoria foi aplicada à gestão do tempo por uns senhores chamados Richard Koch e Marc Mancini. Claro que isto obriga-me a estar inteiramente concentrada no meu trabalho e a fazer uma coisa de cada vez. Logo eu, que sou perita em multi-tasking embora tenha um ‘hidden secret’ que é reduzir, reduzir, reduzir e fazer menos. Não é só fazer mais em menos tempo. É também fazer menos, tout court. Pronto, isso é um caminho e, com a inspiração da Rita e de outros, vou chegando lá. É que o multi-tasking já deu e é completamente avassalador! E fora de moda, já agora J

E qual é o exercício desta semana?
Escreve ou pensa naquelas actividades que te dão mais prazer e, ao lado de cada uma, indica quanto tempo é que dedicas a cada uma delas. Pode ser cozinhar, ler, fazer pilates, correr, ir ao cabeleireiro, ficar a ver TV, dormir fora dos horários tradicionais. Há quem goste de passar a ferro, fazer malha ou outros crafts, passear. You name it!
Depois, determina quais são as que te dão mais prazer, num total de 20%, e voilá! estão identificadas aquelas que te dão 80% de prazer. Fácil, hein?!

Eu? É ler! E depois, é escrever. E depois? É organizar... Até há pouco tempo via isto como uma obrigação mas, na verdade, eu sou uma pessoa que gosta das coisas arrumadinhas, direitinhas, enquadradas. Não sou organizada naturalmente mas gosto dessa organização. E isso também me dá prazer. Também gosto de correr, mas neste momento isso não é fonte de prazer por causa de uma lesão. E isso quer dizer que esta lista é oscilante... E convém, por isso, estar actualizada.

O que é que eu e tu podemos concluir desta lista?
Muito sinceramente, parece-me um excelente upgrade nas nossas vidas. A cada passo estamos a queixar-nos que não temos tempo para nada. E não. Mas, quando olhamos bem, há sempre uma ou outra actividade que conseguimos realizar. Nem que seja ir arranjar as mãos, ao fim-de-semana. E se isso é fonte de prazer e se enquadra naqueles 20%, tanto melhor. Faz isso, faz o que tens na tua lista, afinal são 20%! O ideal mesmo é que, uma vez identificadas as tais actividades possamos fazê-las, logo que possível. E aí páras de dizer que não tens tempo... porque, na verdade, fizeste uma delas. Yeiiii!


3 comentários:

  1. uau... mais uma vez, o Tal e tu explicam tudo direitinho! depois de ler, até parece fácil... precisamos só de arranjar tempo para sistematizar as tarefas onde vamos gastar esse tempo...! :) muito bom Mum's! mais uma vez ficamos todos gratos pela tua partilha! melhoras para a lesão e beijinhos aqui da costa alentejana, Xana!

    ResponderEliminar
  2. raios mum… raios! assim não vamos lá… os dois… começas a ser a minha arqui-bloguer e eu não quero isso. haveremos de nos encontrar noutros assuntos… estou certo disso… neste? nah… a saber:

    não acredito no tempo, nem no tempo nem em quem o inventou. quantas e quantas vezes lá vou eu, viajante no "tempo", sentir dores da mesma maneira de quando as senti a primeira vez… sentir nos lábios, com a mesma nitidez, um primeiro beijo roubado quando o coração finalmente se sobrepôs à razão… quantas vezes já vivi um recorrente sonho por realizar, tantas que o já vivi ainda que não o tenha vivido. quantas vezes estou sentado na areia a ler, e ao mesmo "tempo", vivo o que leio, sinto quem me ama, dou por mim surfar uma onda perfeita que rebenta na praia. tudo numa fracção do teu tempo… mum, no teu tempo, deus deve ser muito velho… e se deus envelhece não pode ser deus.

    depois temos Laura, já partiu há anos. era uma avô de olhos verdes… na realidade nunca me deixou. ainda sinto aquela voz a orientar-me, aqueles olhos a aquecer-me. ela é a minha prova que o tempo não é mais que o caminho sobre os meus pés… um caminho largo que abarca várias picadas que percorro… ao "mesmo tempo". será?

    ps: sou homem, deus não permite o multitask masculino com as mesmas capacidades que o feminino… lá em casa diz-se "és dos poucos homens que conheço que consegue realizar várias tarefas ao mesmo tempo"… pudera… o tempo não existe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehe! então tu és um dos raros homens que faz multi-tasking? Yeiii!
      E conta-me, mano velho, o que é isso de ser um arqui-bloguer que eu não sei...?
      deus envelhece? não sabia... sempre pensei que no céu essas coisas não aconteciam mas se o dizes... :)
      Adorei os teus comentários! Venham mais!
      E sim, havemos de nos encontrar noutros assuntos! ;)

      Eliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share