Livro: O grande livros dos Medos e das Birras

29.2.12

Como já disse uma ou outra vez, recebo feedback  (aqui refiro-me a mensagens por e-mail) de quem lê o ‘Mum’s’ e isso é, para mim, fantástico! Adoro! Esse é o alimento que preciso para querer continuar. Em muitos casos, pedem-me sugestões de livros porreiros para ler sobre estes temas.

Há um que eu sugiro e que é, de facto, muito interessante. É ele ‘O grande livro dos medos e das birras’, do Mário Cordeiro.

E porque é que eu gosto tanto deste livro?

Então é assim:

1)      O foco é no comportamento e não na criança. Trocando por miúdos, o pediatra acha mesmo que as crianças não têm má índole. Têm é comportamentos menos adequados. E quando tu te focas nisso (no comportamento) consegues abrir uma série de alternativas e consegues ir buscar ainda mais paciência (e até ideias) para lidares com a situação.  Por outro lado, a criança não se sentirá mal e perceberá que é o comportamento que tem de melhorar e que ela não é má.
Queres um exemplo? Em vez de dizeres ‘És feio!’, podes dizer ‘Pára, por favor de riscar as paredes (e pegas no teu ‘Miguel’ ao colo, ou pela mão) e dás-lhe uma folha de papel e dizes ‘Agora desenha aqui’. O ‘Miguel’ não é feio, pois não? É sim muito criativo... Sabes, eles ainda não conseguem perceber a nossa necessidade em termos a casa toda direitinha. Pode ser que tenhas de lhe dizer e mostrar isto umas quantas vezes – é mesmo assim, sabes? Lembra-te disto :)

2)      Tem uma escrita doce, meiga e serena. É por isso que gosto tanto dele porque quando pego num livro destes procuro serenidade e quem me ‘oiça’ ;)

3)      É escrito por um português e, como bom português, conhece a nossa cultura, de onde vimos e para onde devemos evoluir. Não encontro nele uma ponta de presunção, uma ponta de acusação. Pelo contrário, sinto que se importa e que respeita a nossa forma de ser. Acredito que quando aceitamos o que somos, aceitamos mais depressa, e com maior motivação, o caminho que temos a fazer. Um passo de cada vez, certo? E, mais uma vez, isso serena-me. Vamos no caminho certo!

7 comentários:

  1. O filho do Mário Cordeiro, o Pedro, é um grande amigo meu dos tempos do Colégio... Gosto muito dos dois (o Pedro é jornalista), mas nunca li nada do pai...

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este livro, mas conheço algumas coisas do autor e confesso que gosto da sua filosofia.
    Ainda hoje o meu filho, por causa de um comentário meu, me perguntou se estava zangada com ele, e percebi, de uma forma tão simples que às vezes ele percebe tudo errado e pensa que estou zangada com ele.
    Um livro a descobrir, de certeza.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Está na mesa de cabeceira... a aguardar o meu tempo!

    ResponderEliminar
  4. @Melancia - lê por temas. Esqueci-me de dizer que este livro não tem de ser lido seguido ;) Nice, hum?

    ResponderEliminar
  5. Do Mário Cordeiro, leio as crónicas da Pais & Filhos e adoro! Precisamente por isso, pela forma como ele se dirige a nós. Tão carinhoso e compreensivo! :)

    ResponderEliminar
  6. É o meu livro de cabeceira. Gosto muito dos livros do Mário Cordeiro. Também gostei muito do livro "Dormir tranquilo". Desmistifica os medos e preocupações, às vezes excessiva, temos para com os nossos filhos.

    ResponderEliminar
  7. É o meu livro de cabeceira. Gosto muito dos livros do Mário Cordeiro. Também gostei muito do livro "Dormir tranquilo". Desmistifica os medos e preocupações, às vezes excessiva, temos para com os nossos filhos.

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share