② Rituais_ Semana 2 - Projecto Even Happier 52

10.1.12


Mais uma semana, mais uma actividade!

Como eu gosto de rituais! Aliás, uma das etiquetas com mais leituras aqui do blog são sobre os rituais que vou postando.
A maior parte de nós tem rituais diários e simples. Lavar os dentes de manhã e à noite. Tomar o café antes de iniciar o trabalho. Preparar a roupa para o dia seguinte. Na verdade, o nosso amigo Tal Ben-Shahar explica que os rituais são actividades que não exigem esforços horríveis de auto-disciplina. São coisas que, depois de fazermos tantas vezes, passam a ser automáticos, estão em nós.
Os rituais também estão directamente relacionados com os nossos (e apenas os nossos) valores. Se eu celebro a Páscoa, se medito uma vez por dia, se todos os Sábados vou ao cabeleireiro, enfim, isso tem apenas a ver com o que é importante para mim.

Nesta coisa de rituais, o passo nº1 é mesmo assinalar quais são aqueles que queres celebrar e perceberes porque são importantes. A Rita, que entrevistei aqui, criou uma lista daqueles que vai celebrar. Podes inspirar-te nela! Eu fiz o mesmo e celebrei já os reis, à maneira cá de casa, com um Bolo Rei chamado Galette des Rois e com coroa para as miúdas. Também há outros rituais só nossos que acontecem à hora do deitar, as frases que dizemos à nossa pequena. São coisas boas, e que lhe dão segurança. Aliás, num dos posts dizia que ' os rituais contribuem para o sentimento de pertença de pequenos e graúdos. São formas de se estreitar laços e de criar recordações positivas o que, no caso das crianças, lhes dará enquanto adultos, a certeza que a sua infância foi um lugar seguro'.
Depois tenho os meus momentos, os meus rituais. Ler um livro, ter um dia por semana em que vejo um filme depois do jantar e junto do meu companheiro, ter o meu ‘private spa’.. Adoro o ‘sushi day’ cá de casa! É sempre às 4ªs, dia em que não cozinho e chego mais tarde (e não há risco de a comida ficar fria). O importante é fazer deles uma rotina boa, agradável e que dá vontade de continuar porque nos enchem a vida de sentido.

É verdade, lembra-te de continuares, ao teu ritmo, os teus kifs! Estou a adorar fazer os meus, é uma sensação tão boa (e quase que me atrevo a dizer, relaxante!).

A semana 3 é dedicada à actividade física...


3 comentários:

  1. E estou desejosa que chegue o próximo! O 6º aniversário do meu mais novo. Com direito a festa... cá em casa (mas onde é que me fui meter???)

    ResponderEliminar
  2. Ah Rita, vai ser uma grande festa, então! Depois deixa um post sobre a forma como organizas. Vai ajudar, de certeza muita gente :)

    ResponderEliminar
  3. Love IT! Less Stuff, More Life. Boa forma de estar na vida, identifico-me

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share