③ Exercício_ Semana 3 - Projecto Even Happier 52

17.1.12

Esta é a semana em que juntas mais uma tarefa às 2 de cima. Ou seja, continuas a escrever o que te faz sentir grata, identificas e cumpres com os teus rituais e passas a fazer exercício físico [idealmente era que ele se tornasse num ritual].

Então onde vamos?



Semana 3 – Exercício

                                   Exercício?

Pois é!
São cada vez mais os estudos que mostram a clara relação entre a actividade física e a melhoria da saúde mental [e física, como é lógico!]. Aliás, um dos senhores que tem estudado esta ligação, de seu nome Michael Babyak diz que ‘os grandes depressivos conhecem um estado de melhoria significativo quando fazem meia-hora de exercício, 3 vezes por semana.’

Claro que o exercício, nos casos mais ‘bicudos’ não elimina o tratamento, mas ajuda! O mais interessante é notar é que a ausência de exercício é como se estivessemos a tomar um medicamente depressivo. Curioso, hein?

 Já sabemos que fomos feitos para andar a correr atrás daquilo que ia ser o nosso almoço e o nosso jantar. Também fomos feitos para fugir do leão [nesse caso íamos ser o almoço ou o jantar dele]. Ou seja, fomos feitos para nos mexermos.

E como isto de usar nomes de pessoas que estudam estas coisas dá um tom sério e fidedigno, existe outro senhor que se dá pelo nome de John Ratey [e que até é professor de psiquiatria da Universidade de Medicina de Harvard], que diz qualquer coisa como ‘o exercício físico é o tratamento de sonho de qualquer psiquiatra: alivia as angústias, os ataques de pânico e provoca a libertação de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina que são muito semelhantes a alguns medicamentos para as depressões. Fazer exercício físico pontualmente equivale a tomar um bocadinho de Prozac.

Eu corro. Melhor dizendo, corria. E sei que sempre que entro no processo de correr, sinto-me mais leve, inspirada, bem disposta, com mais energia. A minha pele fica ma-ra-vi-lho-sa, durmo melhor e caramba, sinto-me poderosa. E para isso não há nenhum comprimido. Mas chega o tempo frio e os dias curtos e eu acanho-me. E por isso, neste inverno ando a pagar a factura de forma bem grave. Bem sei que tenho uma amiga que vive permanentemente comigo, chamada ‘hérnia-maria’. A dita, por norma é como a Bela Adormecida. Dorme e não chateia. Mas lá chegou o dia em que decidiu acordar. E tem sido complicado. Com as dores, a rigidez, o frio e os dias curtos falta-me a motivação. Mesmo! Só que depois a gente percebe que não anda para nova [e que tem de tratar da dita ‘hérnia-maria’, caso contrário é ela que vai tratar de mim] e decidi, no Domingo, que vou passar a fazer sessões de Pilates. Andei a ver por aqui na zona e as aulas são ultra-caras – as individuais – e por isso arranjei um CD e vou tratar de fortalecer as costas e os abdominais. Que é como quem diz, adormecer a Bela.

Com isto espero ganhar mais em tempo e qualidade de vida, ficar com umas costas fortes e uns abdominais de aço. Enquanto isso, liberto aquelas hormonas todas poderosas no meu cérebro e fico cheia de energia, sinto-me bem e poderosa. Quando chegar a primavera, é ver-me correr lá em baixo, à beira-mar.

O que é que nos é ainda mais aconselhado? É estabelecermos um plano a 6 meses. E que tipo de plano? Ora bem, um que se adapte a ti. O meu é fazer pilates umas 2 vezes por semana até abril. E nessa altura acrescentar mais um dia de exercícios e passar a correr uma vez por semana, no mínimo. Fico nessa base até chegar o tempo frio, altura em que volto a reduzir para 2 vezes por semana. Não preciso de querer correr sempre [ainda que seja, de longe, o meu exercíco favorito]. E ter alternativas é melhor do que dizer que faz frio, bla bla bla.

Por isso, põe-te a mexer!

8 comentários:

  1. Já comecei 2012 com estas 3 tarefas, resta-me saber mantê-las. Estes são três dos meus objectivos para 2012. Obrigada por ires reavivando a memória.

    beijinho

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  2. @Alice - bom, muito bom!Fico feliz, muito feliz!
    Eu vou lembrando estas coisas... afinal são 52 'receitas':) Para ser mais intuítivo e fácil do lado direito do blog [onde diz etiquetas] encontras uma que diz 'Projecto Even Happier_52'. Assim vês só os posts desse tema.
    Espero ter ajudado, Alice.
    Kisses!

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  3. Gostei de encontrar este blog!! Parabéns e força não é fácil, eu tb tenho de começar com as aulas de Pilates é urgente...

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  4. @Sandra Barradas - anda daí e traz um@amig@tb!
    E prá semana há mais dicas...

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  5. Não venho cá só por causa deste tipo de posts.

    Gosto de todos os teus posts em geral. Já constas das minha leituras diárias.

    Beijinho

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  6. EU AMEI ESTE POSTTTTTTTTTT:)
    DEPOIS DE LER ISTO..APETECE-ME CORRER , FAZER GINASTICA E FICAR RIJAAAAA:)

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  7. Ai Susaninha que estás cheia de energia! Eu vou contigo! Vamos daí :) Cheias de entusiasmo!

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  8. @Sandra Barradas: Vai passando e lembra-te de tratares de ti:) Hoje fomos dar passeio à praia e encher a alma de energia!

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Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

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