Rituais #5 - das bolachas de Natal

2.12.11

Bolachas de noz, com cobertura fina de açucar
Eu diria que, de há uns 5 ou 6 anos para cá, sempre que chega Dezembro, chegam com ele as bolachas de Natal. O grande ritual do ano, aquele onde invisto mais tempo e também mais amor.
As bolachas de Natal são bolachas de canela, de limão, de manteiga, de anis, de amêndoa, de chá verde, de nozes e outros tantos ingredientes. São bolachas feitas à mão e com recurso à bimby para amassar. São bolachas que ofereço como prenda de Natal àquelas pessoas que marcaram o ano, que me marcam a vida. São bolachas feitas por mim. Só para elas.
Este ano comecei mais cedo, em Novembro. Não sei porquê, mas tenho a impressão que este ano os dias são mais curtos e o tempo passa a correr.
Faço-as à noite, quando está tudo em repouso e assim ainda aqueço a casa, com cada uma das fornadas.
As minhas bolachas de Natal são colocadas em grandes caixas de plástico e, na hora de oferecer, ora vão para sacos cheios de estrelas douradas, ora vão para caixas prateadas, com papel a forrar e um cartão hand-made. E embora eu não seja prendada no que toca às artes manuais, a verdade é que é nesta altura do ano que uso todos os meus melhores recursos e dou conta que a paciência é uma arte que até habita em mim.
É por estas e por outras que adoro rituais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share