Rituais #3 – Mercado de Matosinhos [Consumir localmente]

16.11.11


Sou menina de rituais. E este é mais outro, que acontece ao fim-de-semana.
De há um ano e tal para cá, vou regularmente, e ao Sábado,  ao Mercado de Matosinhos.

E porquê?

Por muitos motivos. Primeiro, porque estou a ajudar os comerciantes locais, os agricultores aqui da região. Bem sei que há produtos que são da Makro ou de Espanha mas, com alguma atenção, lá vou percebendo quem vende o quê e onde é que estão os produtos que mais gosto.

Depois, porque os produtos são mais naturais, com mais sabor e até mais bonitos. Há mesmo um cantinho biológico. Admito que na maior parte dos casos não compro biológico.
As razões são várias, ora vê: o preço é bastante superior; muitas vezes não são frescos; a maior parte deles vem do outro lado do mundo ou do Sul do país e, para cá chegarem, consumiram muita gasolina e poluíram muito. Sou mais adepta do "consuma localmente".

No Mercado de Matosinhos, sabem quem eu sou. Sim, gosto de me sentir mimada! Hoje sou eu quem vai, com a minha filha. Antigamente, ia com a minha mãe. E a cada Sábado lá oiço histórias de quando eu era pequena e trago“cumprimentos à tua mãe!”. É bom estar com gente que sabe o meu nome, que me trata bem e que fica animada por ver gente nova a voltar às origens.

E é bonito, o nosso Mercado! Tem uma luz branca que nos acorda. Às vezes fico com a sensação que estive ao ar livre. Outras, tenho a impressão que acenderam as lâmpadas, mas não. O segredo está no tecto cheio de janelas e que deixa entrar a claridade do dia, mesmo que lá fora esteja cinzento e chova.
Quando entras pela porta em frente ao Porto de Leixões, dás com a zona do peixe. O chão está molhado e nos stands vês a cor prata. Ele é robalo, ele é dourada, ele é peixe-porco, ele é lulas e amêijoas em bancas cheias de gelo. E quando olhas para cima, vês um elevador todo moderno e duas escadas que te levam aos legumes, aos animais, à fruta e à florista. E lá em cima cruzas-te com gente que conhece de cor o nome das hortaliças, que te dá a provar fruta boa e que te explica o poder de determinadas plantas. E, cá de cima, tens uma vista espectacular: vês o movimento organizado da venda do peixe. É qualquer coisa…

Aqui é tudo muito mais barato e trago só a quantidade que preciso. Não tenho de comprar embalagens fechadas, cheias de plástico e ainda dou uso ao carrinho de compras que tenho, cheio de pinta!

E mais razões?
O peixe é delicioso, fresquinho fresquinho.
A minha filha pode dar milho às galinhas e pode ir ver os coelhinhos ou até tocar no peixe, se bem lhe apetecer. E isto eu não encontro nos hipermercados, nem nos parques infantis que também frequentamos ao fim-de-semana.
Os ovos são caseiros e os bolos saem muito amarelinhos. Tenho é de me lembrar de levar uma embalagem de ovos para os colocar. Mas, e se me esquecer, há sempre alguém simpático que me arranja uma.
O Mercado é visitado por artistas que dão música aos comerciantes e aos clientes. Música ambiente? Não! Música ao vivo!

E depois, porque é um ritual. E, como em todos os rituais, dão-me a sensação de conforto, de segurança e, neste caso, de estar a fazer bem pela minha comunidade, pelo ambiente e pela saúde, também.

E tu, já te lembraste de consumir localmente? 
E o teu mercado, como é?

6 comentários:

  1. adoro a vida que transmite aqui, por acaso deu-me vontade de la ir um destes sabados e advinha o que ? acho que vou de bicicleta para dar ainda mais graça ao acontecimento !
    obrigado pela dica

    ResponderEliminar
  2. olá :
    gostaria só de dizer que esse comentário sobre o cantinho dos biológicos é muito injusto e desinformado da tua parte. também sou cliente habitual do mercado (peixe) e dos prod bio e tenho te a dizer eles só compram produtos de fora quando não há nacional e por exemplo neste momento é quase tudo português.quanto há frescura eles recebem coisas todos os dias frescas... como vês parece que nunca lá entraste...

    ResponderEliminar
  3. Á anónima ou anónimo das 12:42 :

    Lê, pf, o que eu escrevi no post: "Há mesmo um cantinho biológico. Admito que na maior parte dos casos não compro biológico.
    As razões são várias, ora vê: o preço é bastante superior; muitas vezes não são frescos; a maior parte deles vem do outro lado do mundo ou do Sul do país e, para cá chegarem, consumiram muita gasolina e poluíram muito. Sou mais adepta do "consuma localmente". "

    Não contem um único juízo de valor, logo não pode ser considerado injusto ou justo.

    Segundo, de facto importam produtos quando não é nacional (tu própria o dizes, confirmando aquilo que escrevi).

    E qt à frescura, é como em todo o lado - se recebem fresco todos os dias, eu não posso confirmar. Posso confirmar que já vi e comprei produtos que não estavam frescos. As alfaces, por exemplo.

    Ao que parece, estamos de acordo em 2 de 3 coisas que eu coloquei no post.

    ResponderEliminar
  4. Gosto da ideia, mas eu sou mais preveligiada, eu vou á horta lá de casa e ao galinheiro, é tudo biologico e fresquinho. :)

    ResponderEliminar
  5. Identifico-me tanto com este post!!!! Eu tambem vou ao mercado ao sabado de manha, mas e pequenp e ao ar livre. Gosto de falar com as pessoas que ja me conhecem e de conhecer os produtos...

    ResponderEliminar
  6. Estou a adorar este post sobre rituais e embora acredite que na vida também temos de nos reinventar no sentido de não nos acomodarmos à rotina diária, também acho muito importante certos rituais que nos ligam à terra, à família, a bons hábitos, principalmente aqueles que estão em sintonia com os ritmos da natureza, com os ritmos biológicos e com as tradições familares que tendem a desaparecer.
    Ir ao mercado é um deles, é uma excelente oportunidade para dar a conhecer aos nossos filhos aspectos importantíssimos sobre bons hábitos de vida, nomeadamente no que à alimentação diz respeito. Há anos que não compro frescos em grandes superfícies (salvo raras excepções de não poder ir mesmo ao mercado por qualquer circunstância), mas o ritual cá em casa é mesmo o de ir ao mercado biológico em que decorre todos os sábados, ou mesmo ao mercado municipal.

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share